O projeto Bike Lab nasce como uma ideia, impulsionada por uma grande paixão pelo ciclismo e pela mecânica, que em rápida evolução, torna este desporto maravilhoso possível.
Quando se pensa numa oficina mecânica, geralmente tem-se a ideia de um ambiente sujo, cheio de óleo e desorganizado, mas hoje este setor sofreu uma evolução excecional graças às tecnologias sofisticadas aplicadas às bicicletas modernas. Não apenas quadros construidos com ferro e aço, mas carbono e titânio, não só mudanças mecânicas, mas também eletrónicas, sistemas de travagem hidráulicos e eletrónicos, e mais novidades proveniente do mundo das competições.
Os componentes utilizados hoje em dia são muitos diversificados e em constante evolução. Consequentemente, já não existem mecânicos que saibam tudo, como antigamente acontecia; a experiência hoje é dada sobretudo por uma formação e pesquisa constantes. Os manuais dos fabricantes estão em constante atualização e é preciso seguir as indicações técnicas mais recentes. Necessidades de resistência, leveza, desempenho, mas acima de tudo segurança, elevam o nível dos materiais e das técnicas de manutenção cada vez mais alto. Tudo isto exige uma elevada organização, limpeza, equipamento profissional dispendioso e, naturalmente, formação constante.
A minha formação nasceu no campo aeronáutico, como técnico eletrónico especializado em helicópteros. Durante cerca de oito anos trabalhei com helicópteros, adquirindo destreza manual, conhecimento técnico sobre o uso de materiais de vanguarda como o carbono, sobre técnicas de montagem e sobre a instrumentação eletrónica que trabalha em simbiose e governa elementos mecânicos de alta precisão.
A minha paixão sempre foi o desporto: a transição do âmbito aeronáutico para o ciclismo foi automática. Imaginei quanta satisfação poderia obter transferindo os conhecimentos adquiridos, fundindo-os com a minha paixão pelo ciclismo. Daqui nasce a ideia da Bike Lab.
Na minha terra natal, a Itália, a cultura profusa do ciclismo invade-te se fores um apaixonado por desportos ao ar livre. Absorvi assim experiência do ambiente circundante e, em 2022, quando decidi viver num lugar igualmente maravilhoso, em Portugal, a ideia de abrir uma oficina concretizou-se.
No final de 2025, a Bike Lab torna-se realidade. A atividade propõe-se realizar um serviço com um alto padrão de qualidade, para cada tipo de bicicleta e cada tipo de exigência. O Nome Bike Lab nasce de uma ideia aberta que não impõe limites, Bike "Lab": um "laboratório" no qual a experimentação de novas tecnologias e a satisfação das exigências de cada rider representam a inspiração motivadora, o motor da atividade.
O grande desafio é apostar tudo na oficina, sem um departamento de venda de bicicletas em paralelo, como acontece habitualmente nas lojas de bicicletas. Todos os esforços estão centrados em expandir, melhorando constantemente, o padrão do serviço.
Tudo isto pode parecer desafiador, mas a minha visão sempre foi: fazemos melhor onde acreditamos mais!
Bem-vindo à Bike Lab.
